À conversa com duas gémeas, a Ana e a Inês

Dois seres maravilhosos que no nosso caminho se cruzaram. Foi precisamente na AMA – Amigos do Abrigo da Quinta do Loureiro, canil que escolhi para levar as minhas filhas mostrando-lhes a importância de ajudar os outros animais, que não só aqueles que coabitam habitualmente connosco. Ensinar a respeitar todos, como seres importantes.

Quando possível, depois da atividade de dança, vamos ao canil dar todo o amor e carinho, brincar e até dar uns miminhos àqueles animais que tanto precisam. Foi logo na nossa primeira visita ao mesmo que surpreendentemente conhecemos a Ana e a Inês. Nasceu logo ali uma empatia gigantesca pois estavam duas gémeas a orientar outras duas. Para além de nos explicarem e apresentarem os diferentes animais e seus hábitos eu, como mãe não consegui deixar de lado o facto de duas gémeas estarem precisamente ali para nos orientarem. Foi especial. Como o universo é sábio.

A Ana e a Inês fazem voluntariado habitualmente neste canil e quando lhes falei do VV gémeos logo se prontificaram com a sua partilha. Falaram-nos um pouco de como é ser gémeo, do seu mundo como gémeos que afirmam ser muito específico. Um mundo em que nunca se sentem sós. Mas que apesar de ser um mundo maravilhoso existiram, até agora com 20 anos de idade, momentos em que gostaram mais e momentos em que gostaram menos.

Um mundo tão próprio, com linguagem que só elas entendem, gestos e experiências que só elas vivenciam. No entanto as comparações familiares quando eram mais pequenas, as fases de grupos quando começaram a crescer, a escolha de uma em prol da outra, e a falta de individualidade por parte dos outros foram algumas das temáticas abordadas nesta partilha.

Apesar de serem dois seres fisicamente parecidos não existem pessoas iguais. Cada uma tem a sua individualidade. Cada uma tem o seu nome próprio. Mas muitas vezes para os outros, são apenas as gémeas e não a Ana e a Inês.
Como qualquer um de nós, gostam de ser tratadas pelo seu nome, pois são dois seres distintos, com vidas diferentes e objetivos muito próprios. A disputa entre as mesmas também foi surgindo saudavelmente, mas agora que são maiores aproveitam as suas capacidades para se inter ajudarem no que for preciso, e são muito felizes.

Scroll to Top